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Eticadata POS

 

ETICADATA POS

O comércio a retalho é, actualmente, um dos mais dinâmicos e também um dos mais difíceis de gerir. A contínua evolução/mudança das tendências e dos comportamentos de consumo e a crescente concorrência, obriga a que os retalhistas disponham de ferramentas que lhes permitam maximizar a sua eficiência operacional e diminuir os tempos de resposta ao mercado.

O POS Eticadata é a proposta para este tipo de mercado e está concebido com recurso às mais recentes tecnologias de programação e base de dados garantindo fiabilidade e integridade da informação. Um interface simples e intuitivo aliado à possibilidade de configuração de todo o interface minimizam o tempo e esforço das operações conduzindo a um aumento da produtividade e dinâmica de vendas.

Funcionalidades específicas para determinados sectores e a flexibilidade de configurações, tornam o POS Eticadata perfeito para praticamente qualquer ramo de actividade independentemente da sua dimensão.

 

DESTINATÁRIOS:

  • Supermercados
  • Lojas de vestuário
  • Sapatarias
  • Livrarias
  • Quiosques e tabacarias
  • Talhos
  • Lavandarias
  • Lojas de informática e equipamento electrónico
  • Estabelecimentos de venda directa ao público em geral

 

ASPECTOS CHAVE:

  • Interface simples, intuitivo e ergonómico;
  • Ecrã de vendas totalmente configurável: possibilidade de “desenhar” ecrãs de venda à medida da actividade da empresa;
  • Vendas, Encomendas, Devoluções, Amostras, Transferências de armazém, etc.;
  • Múltiplas formas de pagamento: numerário, cheques pré-datados, pagamentos parciais, etc.;
  • Gestão de contas correntes de clientes;
  • Gestão de cartões de cliente e programas de fidelização;
  • Gestão de promoções com happy-hours;
  • Adaptado a vários negócios específicos (Gestão de lotes, números de serie, edições, Folhas de serviço, artigos à consignação, referências, grelhas de cores e tamanhos, etc.);
  • Artigos alternativos, Artigos Associados e códigos de barras adicionais;
  • Integrado com todos os módulos de Gestão comercial (compras, stocks, tesouraria, etc.) e contabilidade;
  • Sistema de tolerância a falhas de rede;
  • Controlo de funcionários através de permissões de utilizadores e registo de actividades;
  • Diversos mapas e consultas para apoio à gestão;

LISTA DETALHADA DE FUNCIONALIDADES

  • Interface:
    • Interface simples e intuitivo
    • Ergonomia das funções: posição das funções pensada de forma a minimizar os tempos de aprendizagem e de operação aumentando assim a produtividade
    • Ecrã de vendas totalmente configurável: possibilidade de “desenhar” ecrãs de venda à medida da actividade da empresa. Permite escolher os objectos mais adequados à actividade da empresa, tamanho, localização e propriedades. Objectos disponíveis:
      • Grelha de Introdução de artigos configurável (Colunas visíveis, paragem do cursor, tamanho, etc.)
      • Teclados de introdução de artigos (Barra de grupos, Barra de Subgrupos e bloco de artigos)
      • Visor de cliente (artigo introduzido, total, etc.)
      • Barra de menus
      • Painel de componentes
      • Imagem à escolha
      • Teclado numérico
      • Teclado alfanumérico
      • Vários botões de comando (alterar quantidade, preço, armazém, pesquisa de lotes, etc.)
    • Teclados de introdução de artigos:
      • Configuração fácil de cada teclado
      • Possibilidade de usar teclados diferentes em função do posto
      • Teclados organizados por grupo, subgrupo e artigo
      • Botões totalmente configuráveis (Artigos, Cores, Imagens, Tipo de letra, Botões visíveis em cada subgrupo)
  • Documentos gerados pela aplicação:
    • Vendas (talões, vendas a dinheiro, factura, etc.)
      • Possibilidade de alterar o tipo de documento bem como outros dados com edição do cabeçalho.
    • Encomendas
      • Introdução de encomendas de clientes
      • Gestão de encomendas periódicas - geração e reserva automática da encomenda
      • Satisfação automática
    • Devoluções
    • Amostra
    • Transferências de armazém
    • Folhas de serviço (abertura, execução e entrega)
  • Operações com documentos:
    • Suspensão de documentos: permite passar o documento em curso para segundo plano de forma a poder criar um novo. Posteriormente, é possível recupera-lo de forma a retomar a venda anterior.
    • Conversão de documentos
    • Formas de introdução de artigos:
      • Botões de introdução de artigos
      • Introdução directa por teclado físico ou teclado no ecrã
      • Leitores de códigos de barras
      • Importação de periféricos de contagem
      • Pesquisa
  • Pagamentos e recebimentos:
    • Meios de pagamento configuráveis
      • Numerário
      • Cheque oferta
      • Cheques pré-datados
      • Vales de reembolso
    • Gestão de contas correntes de clientes
    • Liquidação de pendentes de conta corrente com emissão de recibo
    • Pagamentos parciais: permite dividir a conta em várias:
      • Divisão de conta por X pessoas
      • Divisão artigo a artigo
      • Divisão por valores
      • Acerto automático
    • Gestão de cartões de cliente:
      • Atribuição do cartão ao cliente e respectivo carregamento no Front-Office
      • Cartão de cliente como meio de pagamento
    • Gestão de programas de fidelização (Exemplo: pontos de fidelização)
    • Gestão de familiares dos clientes com emissão de vales de desconto em lote;
    • Documento detalhado ou não. Exemplo: 2 almoços
    • Possibilidade de escolha do modelo de impressão no momento do pagamento
  • Gestão de promoções. (com alteração automática do preço de venda):
    • Leve X pague Y
    • Preço diferente do definido na ficha do artigo
    • Percentagem de desconto
    • Oferta de outro artigo
    • Promoções simples ou por escalões. Permite definir, por exemplo, uma percentagem de desconto por cada intervalo de quantidades vendidas.
    • Controlo de validade das promoções:
      • Entre datas
      • Em determinados dias da semana
      • Em determinado período horário (happy-hours)
    • Filtro por:
      • Artigo
      • Família
      • Referência
      • Linha de preço
  • Condições de venda:
    • Linhas de preços ilimitadas
    • Por cliente
    • Alteração do preço no momento da venda
    • Três descontos percentuais por cada linha
    • Desconto em valor por linha
  • Gestão de Lojas / Filiais
  • Artigos:
    • Artigos simples. Compostos de inventário (exemplo: kits) e compostos de transformação
    • Estrutura de famílias de artigos definidas pelo utilizador com níveis ilimitados
    • Gestão de lotes
    • Gestão de até três números de série por artigo
    • Tratamento de referências
      • Grelhas configuráveis (exemplo: tamanhos e cores)
      • Criação automática de artigos
      • Preços diferenciados em função da grelha
      • Referências compostas com quantidades de cada componente diferenciadas em função da grelha
    • Tratamento de Edições e livros
      • Vários tipos de periodicidade (diária, semanal, quinzenal, mensal, etc.)
      • Geração automática do documento de devolução de edições
      • Data de devolução por dia ou semana
      • Registo do título do livro, autor, editora, ISBN, colecção, e número da obra.
      • Registo da informação escolar para encomendas de livros mais rápidas:
        • Estabelecimento de ensino
        • Livros por ano e disciplina
    • Tratamento de produtos à consignação
    • Tratamento do IEC (Imposto Especial sobre o Consumo)
    • Gestão de Artigos a granel
    • Conceito de artigo alternativo: permite definir os artigos que a aplicação deve sugerir a pedido ou em caso de ruptura de stock
    • Conceito de artigo associado: permite indicar uma serie de artigos que serão lançados em simultâneo com o lançamento do artigo principal. Possibilita ainda definir o factor quantidade e se esse artigo não será cobrado (Exemplo: vasilhame)
    • Tratamento de unidades e medidas:
      • Unidades configuráveis com até três medidas (metros lineares, m2, m3, litros, etc.)
      • Possibilidade de configurar as fórmulas de medidas para cada unidade
      • Conversão entre unidades de medidas e definição de casas decimais por unidade (exemplo: 1 Caixa = 12 Garrafas)
      • Tratamento de unidades diferenciado em compras, stocks e vendas. Exemplo: compra 2 caixas de determinado artigo e vende 5 garrafas. A aplicação faz a correspondência entre as diferentes unidades
  • Gestão de Caixa:
    • Entradas e saídas de caixa (sangrias de caixa, reforço de caixa, pagamentos diversos…)
    • Sessões de caixa:
      • Individuais
      • Multiposto
      • Multi-sessão no mesmo Posto
    • Possibilidade de edição de Aberturas, Fechos e Documentos
  • Controlo de consumos internos
  • Possibilidade de inserir comentários no momento da venda
    • Comentários agrupados por tipo. Cada artigo pode ter mais que um tipo de comentários associado;
    • Comentários livres: visíveis em todos os artigos
  • Taxas de IVA diferentes em função do local de consumo.
  • Possibilidade de emissão de talão para consumo posterior de determinado artigo
  • Envio dos pedidos para até três ecrãs e três impressoras de cozinha em simultâneo.
  • Gestão de motivos de anulação de artigos e se houve perda do produto de forma a afectar o stock
  • Envio de mensagens
  • Operações diversas possíveis no Front-Office:
    • Criação de artigos
    • Alteração de preços
    • Criação e edição de clientes
  • Integração total com restantes módulos eticadata (compras, vendas, stocks, contabilidade, gestão de recursos humanos, etc)

 Mapas e consultas

  • Quadro de Gestão de Caixa: painel com informação síntese com as vendas por:
    • Filial
    • Secção
    • Vendedor
    • Posto
    • Utilizador
    • Meio de Pagamento
    • Tipo de Documento
    • Taxa de IVA
    • Artigo
    • Família
    • Tipo Artigo
  • Possibilidade de consultar e imprimir qualquer documento do próprio dia ou de dias anteriores.
  • Consultas no Front-Office:
    • Artigo
    • Meios de pagamento
    • Funcionários
    • Resumo do dia
    • Descontos
    • Consumos internos
    • Desperdícios
    • Postos
    • Famílias
    • Vendas
    • Vendas anuladas

 Outras funcionalidades

  • Interface configurável:
    • Cores do interface personalizáveis através de temas
    • Interface ambidextro: definição por funcionário se é dextro ou esquerdino de forma a manter a ergonomia para todo o tipo de utilizadores
    • Menus totalmente configuráveis por cada posto (opões possíveis, agrupamento, ordem…)
  • Impressão de Logótipo nos Talões por impressora de talão
  • Gestão de utilizadores:
    • Acesso por palavra-chave única por funcionário com possibilidade de associação a cartões magnéticos ou outro meio identificador
    • Níveis de acesso totalmente configuráveis por grupo ou utilizador
    • Registo de todas as operações efectuadas (log)
  • Multi-idioma. Possível associar a cada funcionário o seu idioma.
  • Sistema de tolerância a falhas de rede
  • PubViewer: possibilidade de recorrer a um segundo monitor para a exibição de vídeos publicitários e ainda substituir o visor de cliente com informação dos artigos inseridos e total a pagar;
  • PriceChecker: possibilidade de um posto servir de consulta de preços dos artigos com recurso a códigos de barras;
  • Atalhos para programas externos
  • Possibilidade de desligar o computador em simultâneo com o encerramento da aplicação.

 Periféricos:

  • Impressoras:
    • De talões
    • De serviço
    • Ligações Serie, Paralela, USB ou rede
    • Número ilimitado de impressoras
  • Visores de cliente
  • Gavetas de dinheiro
  • Balanças normais e avançadas (grande porte)
  • Ligação a periféricos de contagem de stock
  • Leitores de cartões
  • Vídeo vigilância

 Módulos Adicionáveis:

  • Encomendas de clientes
  • Folhas de Serviço
  • Lotes
  • Números de serie
  • Edições
  • Tolerância a falhas de rede
  • PubViewer

 

download catálogo: Download (pdf)

download comparativo: Download (pdf)

 

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